Home office: dicas de ambiente, conforto e decoração!


Na atual situação do país, vem crescendo a quantidade de profissionais autônomos, que adaptam um cantinho de casa para virar seu escritório! Além de prático, é uma opção econômica, não tem custos de transporte nem de locação/compra de outro imóvel.

1. LOCAL: Qual o melhor ambiente da casa para um escritório?

Para escolher o local ideal, analisamos o tipo de trabalho e o espaço que tem disponível em casa, que nem sempre é um cômodo à parte. É possível fazer um escritório integrado à outro ambiente, seguem alguns exemplos:

Na sala Dependendo da privacidade desejada, a mesa de trabalho pode ficar entre os outros móveis, como parte que se comunica com toda a sala, mas sem muito espaço para armazenamento. Ou pode estar num canto mais discreto, delimitando sutilmente o espaço de trabalho.

No closet Por ser um local mais íntimo, de pouca circulação, é um ambiente tranquilo para trabalhar e estudar!

No quarto de hóspede Também é uma ótima opção pelo uso esporádico do cômodo.

No próprio quarto Apesar de ser a opção menos apropriada (porque deveria ser um local de descanso), podemos criar um cantinho funcional e harmonioso!

2. ERGONOMIA E CONFORTO

Para quem vai passar muitas horas no home office, é muito importante planejar um espaço apropriado com boa iluminação e ventilação, cadeira ergonômica (certificada com regulagem de braços, altura, encosto e assento), mesa ampla, suporte de tela e descanso para os pés.

Isso porque se você passa 8 horas ou mais sentado na mesma posição, a má postura pode causar danos e desgastes permanentes! A visão também pode ser prejudicada pela má iluminação. Vale muito a pena investir na sua saúde e no seu conforto!

De preferência, o local deve possibilitar uma vista para descansar o olhar, principalmente para quem trabalha muito tempo no computador. Por isso também é preferível evitar locais enclausurados, sem janelas, que podem causar estresse em excesso.

Uma boa iluminação da área de trabalho deve ser uniforme e clara. As lâmpadas de luz fria (muito brancas) são muito usadas em ambientes corporativos por estimular a atenção, mas o ideal é mesclar com uma luz quente (amarelada) para proporcionar maior conforto.

3. DECORAÇÃO

A decoração do seu home office é essencial para amenizar o estresse e integrá-lo no ambiente residencial.

Como as cores influenciam bastante na nossa disposição, podemos usá-las para estimular nossa criatividade, concentração, tranquilidade... As cores quentes por exemplo (vermelho, laranja, amarelo) são estimulantes, ajudam a se manter atento. Cores frias como o azul e o verde, são calmantes, bom para quem é muito enérgico e ansioso!

Para quem tem muitos livros, é legal expô-los em estantes ou prateleira, pois traz um pouco de cor e dinamismo ao visual do escritório, além de dar um ar de biblioteca!

O que também faz essa duplinha "funcional & estético", são as lousas e murais para organizar as ideias, escrever suas metas, desenhar e colocar lembretes!

Se você tem muitos documentos para guardar, o local exige mais espaço, com armários fechados de preferência, pois conservam melhor os materiais. Um gaveteiro é sempre muito útil para guardar itens que são usados com mais frequência e, portanto, fica mais prático quando está na mesa de trabalho.

Quem não trabalha o dia inteiro em casa ou vai usar pouco o escritório, não precisa se preocupar muito com a ergonomia, pode usar cadeiras mais charmosas, com mais design. O mesmo serve para as mesas, que podem ter tamanhos variados se não houver necessidade de medidas padrão. Nessa situação, fica mais fácil harmonizar os móveis, mantendo o estilo do ambiente.

MOSTRA PRA GENTE O SEU CANTINHO!

Se você precisa de um projeto de home office, entre em contato com a gente! (11) 2528-1414 / amanda@pop.arq.br / maika@pop.arq.br


RECENT POSTS

ARCHIVE