Please reload

Escolhendo a cortina!

September 1, 2016

Hoje vamos falar um pouquinho sobre cortinas, outro assunto que as pessoas têm muitas dúvidas e não se troca frequentemente em casa, por isso, precisa de cuidado na escolha!

 

A cortina não é meramente decorativa, ela tem funções importantes para cumprir quando colocadas em um ambiente! Além de proporcionar conforto, por contribuir com uma atmosfera aconchegante, ela protege contra a luminosidade/claridade, raios UV, que fazem mal para a nossa pele, luz solar que incide diretamente nos objetos e pisos, e conforto acústico (em conjunto com outros elementos). Mas, para que tudo isso seja cumprido, depende do tipo, tecido, medidas e qualidade da cortina escolhida! Existem fornecedores específicos das cortinas com proteção UV.

 

Quanto aos tecidos, podem ser diversos! Dentre eles, o voil, algodão, seda, linho, jacquard, chenille, sarja, blackout, lisos ou estampados. A seda é o mais caro e mais delicado de todos. Para ambientes que tem umidade, como banheiros e cozinha ou mesmo área litorânea, o mais indicado são os que possuem camada de teflon na sua composição ou PVC ou ainda fibra sintética, porque repelem a água e não emboloram nem oxidam.

 

Vamos aos tipos:

 

- Persiana/Cortina Blackout: bloqueia 100% da iluminação. O uso ideal é em quartos e home theaters. Cuidado com as dimensões! Esta cortina deve ser consideravelmente maior que a janela, para cobrir possíveis frestas laterais. Pode ser tipo rolo ou cortina mesmo.

 

 

 

 

 

- Persiana rolo: são enroladas horizontalmente com acionamento manual ou elétrico. Seu uso é diverso, mais comum quando composta por tecido voil na frente, pois visualmente fica mais aconchegante. 

 

- Cortina de Voil: feita por tecido fino, leve e transparente. A iluminação é bloqueada parcialmente. Indicada para locais em que a luminosidade é necessária. Muito utilizada em dormitórios e salas, às vezes, combinadas com cortinas rolo atrás, que bloqueiam mais a luz, então ora pode ser usada com o conjunto todo fechado, o que traz bloqueio de luz+aconchego e beleza, ora separados, quando se quer apenas pequena quantidade de luz externa. Podem ser combinadas também com linho, shantung, seda, entre outros.

 

- Persiana romana: são estruturadas com divisórias em varetas e também se recolhem verticalmente. São fabricadas com tecidos leves, geralmente usadas em dormitórios.

 

- Cortina de Sarja: mais usada como cortina tipo abre e fecha, feita por tecido pesado. Muito utilizada em dormitórios e salas, ela bloqueia bastante a luz e não precisa ser combinada com nenhum outro tipo de cortina. É um dos tipos que mais acumula pó, porém, super aconchegante.

 

 - Cortina painel: presa em trilhos, se movimenta horizontalmente.

 

Lembrando que cortinas podem ser embutidas em cortineiros ou sancas de gesso ou sobrepostas à paredes/lajes, e correm por trilho ou varões, depende da estética e do que o ambiente já está preparado para receber. E o melhor comprimento é o que chega bem pertinho do chão.

 

Dica: as persianas de madeira e telas solares são as opções mais recomendadas para bloqueio de raios solares/isolante térmico em ambientes envidraçados. Fique atento aos fatores de abertura das tramas e densidade das mesmas para saber quanto de luminosidade deseja passar. Em cores claras, refletem mais luz e calor.

 

 

 

 

Outra dica: para quem é alérgico a tecidos, modelos feitos de PVC são totalmente laváveis e evitam o acúmulo de poeira.

 

 

Se tiverem alguma dúvida a respeito, entrem em contato com a gente!

amanda@pop.arq.br / maika@pop.arq.br / (11) 2528-1414

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECENT POSTS

September 24, 2016

September 1, 2016

March 29, 2016

Please reload

ARCHIVE

Viabilizando sonhos além do papel!
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon

Av. Roque Petroni Jr, 1.089, sala 207, Centro Profissional Morumbi Shopping

Jd das Acácias - CEP 04707-900

amanda@pop.arq.br

Para acompanhar nosso trabalho nas redes sociais: