Please reload

Estofados: dicas de acabamentos

September 14, 2016

Continuando o assunto Tapeçaria, o tema de hoje é Estofados!
A primeira dica é o cuidado com a exposição ao sol, leia nosso post anterior sobre Cortinas, assim você protege o seu estofado! ;)

Sofás, poltronas, pufes, cadeiras, cabeceiras... o estofado dá o conforto e estilo para esses móveis! Para uma boa escolha, precisamos analisar os tipos de acabamento, resistência dos tecidos e durabilidade.

Capitonê
Essa técnica de acabamento é muito usada em ambientes clássicos. Mas, atualmente, também se aplica em um mix de estilo vintage com moderno.

 

​​

 

 

Couro
O couro é de fácil limpeza pois não junta tanta poeira, é muito resistente e tem uma aparência elegante. Mas, não é recomendável para lugares quentes demais, pois, em contato com a pele e suor, ele gruda.

 

 

 

 
 

Tecidos Sintéticos
Os tecidos que imitam outros materiais mas são feitos de fibras sintéticas tem maior resistência, além de serem econômicos. Eles são indicados para pessoas alérgicas ou com animais de estimação, pois são impermeáveis e fáceis de limpar. Por exemplo, uma alternativa ao couro é o courino, que o imita bem em textura, mas é mais barato e ecológico.


 

 


Chenille
É um tecido muito confortável e aconchegante. Apesar da aparência "quentinha" ele está em um nível intermediário de calor.
O lado negativo é que acumula poeira e tem alta absorção (mancha com facilidade).

 

 

Veludo
É um clássico, que também sempre volta à moda repaginado.
Recomendado para lugares frios, o veludo esquenta bastante! E por ter um certo brilho, usa-se para dar um ar mais requintado ao ambiente. Esse é um dos tipos mais caros de tapeçaria disponível no mercado.
 

 


Suede
Muito usado nos estofados em geral, agora está super em alta nas roupas! O suede virou trendy na moda brasileira no outono e inverno deste ano! Fora do país, essa moda já começou há algum tempo.
É um tecido muito macio, tem uma aparência aveludada e é bem fino, então não esquenta muito. Ele acaba tomando a forma de seu recheio (espuma mais firme ou mais fofinha) pela sua espessura.
 

 

 

 

 

Linho
É um tecido de toque delicado, de diversas espessuras e composto por vários tipos de tramas, muito confortável para climas quentes, pois quase não esquenta em contato com a pele. Mas tem um custo alto! Para quem tem animais de estimação, recomendamos proteger o estofado (com mantas, capas e a impermeabilização).

 

 

 

 

Tecidos 100% algodão
Não possuem muita firmeza para acabamentos mais elaborados em estofados e amassam com facilidade. Porém, possuem a vantagem de serem mais refrescantes, podem compor um ambiente mais despojado.

 

Estes foram os acabamentos mais usuais, existem muitas opções no mercado!
É importante que, ao encomendar o seu estofado, seja feita uma impermeabilização para que ele dure mais! Normalmente, ela é feita ou cobrada à parte da compra do móvel. Lembre-se de solicitar o serviço ao vendedor. Isso impede que acidentes com líquidos causem um grande estrago nesses móveis, pois as gotículas ficam na superfície por um período curto de tempo, para que sejam limpas o mais rápido possível antes de serem absorvidas pelo tecido ;)

Esperamos que tenham gostado!
Beijos!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECENT POSTS

September 24, 2016

September 1, 2016

March 29, 2016

Please reload

ARCHIVE

Viabilizando sonhos além do papel!
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon

Av. Roque Petroni Jr, 1.089, sala 207, Centro Profissional Morumbi Shopping

Jd das Acácias - CEP 04707-900

amanda@pop.arq.br

Para acompanhar nosso trabalho nas redes sociais: