Apartamentos pequenos

Olá, pessoal! Neste post vamos falar sobre apartamentos pequenos! Sempre recebemos mensagens com dúvidas e vamos dar algumas dicas para ajudar com o pouco espaço disponível.

Caso o imóvel seja próprio, seria interessante fazer um projeto bacana de marcenaria, pois os marceneiros conseguem construir armários adaptados às necessidades, do jeitinho que desenhamos para eles (se a parede for chanfrada ou tiver algum cantinho sobrando, encaixam o armário ali). Outra dica: cuidado ao comprar os móveis! Muita gente vai às lojas procurar o que seria bacana para a casa sem se preocupar com o espaço e acaba comprando uma mesa ou sofá maior que a sala, não sobrando espaço para mais objetos.

Além disso, se o apartamento for antigo, vai possuir paredes em todos os cômodos, com um espaço que talvez não seja necessário para aquele ambiente. A sugestão é retirar as paredes possíveis e replanejar os cômodos, adaptando-os às necessidades do morador.

Caso seja apartamento novo, geralmente eles já vêm sem paredes divisórias, como os do tipo Studio. Nesta situação, além de planejar o layout (disposição de mobiliário, paredes, etc) para que o espaço seja utilizado da melhor maneira possível, vale à pena tomar um cuidado maior no momento de escolher cores e revestimentos, lembrando que será um único ambiente e esses itens podem poluir, além de não combinarem entre si.

Falando em divisórias, é importante que elas sejam incorporadas ao mobiliário e tenham uso! Assim, ao invés de paredes ou biombos, colocar alguma estante/armário no lugar, pode fazer a divisão dos ambientes e, ao mesmo tempo, ter espaço para guardar roupas ou objetos.

Última dica muito utilizada e funcional é o uso de espelhos e cores mais claras para ampliar os ambientes!

Utilizando essas dicas, vocês evitarão gastos extras no imóvel e arrependimento com compras desproporcionais.

Aqui está um exemplo de apartamento masculino de 35m2 que reformamos:

A cozinha era pequena e o banheiro muito grande para as necessidades do proprietário. Então, a parede que fazia a divisão dos ambientes foi reposicionada e os pontos hidráulicos e elétricos modificados para dar espaço a uma cozinha confortável e ao banheiro que abriga também uma mini área de serviço com máquina de lavar e espaço para produtos de limpeza/cabides.

Entre o quarto e a sala foi colocada uma estande vazada, que apesar de separar os ambientes, deixa passar ventilação/iluminação natural da janela do quarto e ao mesmo tempo guarda objetos.

Um beijo e até o próximo post!

Se você precisa reformar seu apartamento, entre em contato com a gente! (11) 2528-1414 / amanda@pop.arq.br / maika@pop.arq.br


RECENT POSTS

ARCHIVE